MAG! Fashion Tour

Marcelo Rosenbaum, designer

Aconteceu ontem no shopping Park Europeu de Blumenau a abertura da nova edição do MAG! Fashion Tour, que acontece pela segunda vez esse ano em Blumenau. O evento trouxe Marcelo Rosenbaum, o designer responsável pelo quadro "Lar, Doce Lar", do programa Caldeirão do Hulk, e Paulo Borges, o diretor artístico do SPFW, para um bate papo e apresentação do projeto "A Gente Transforma Várzea Queimada", que integrou o último SPFW Verão 2012/2013, de idealização de Rosenbaum.

Paulo Borges, diretor artístico do São Paulo Fashion Week
Paulo Borges, diretor artístico do São Paulo Fashion Week

Como que celebridades, os dois chamaram minha atenção pela conversa sobre o processo criativo da elaboração de coleções, e a importância do resgate cultural no design. Rosenbaum contou em detalhes como foi efetuado o projeto, onde a criação das peças foi por conta dos índios de um povoado isolado do Piauí, área com um dos menores IDH do país. De chinelos feitos com pneu de caminhão, a colares, anéis e tapetes, a coleção se baseia no desing sustentável, usando elementos que de rudimentar não tem nada.


Uma das peças da coleção, fotografia de Tatiana Cardeal

As peças impressionam pela delicadeza e originalidade; para nós forasteiros, pois é apenas a demonstração cultural de um povo puramente brasileiro, vindo de um povoado qualquer, dentre tantos outros esquecidos em nosso país. Tatiana Cardeal expõe ainda o registro fotográfico do projeto, evidenciando o trabalho social, econômico e ambiental ao qual o projeto está envolvido.
Paulo Borges foi enfático sobre o potencial Brasileiro no campo do design, pela diversidade cultural e ambiental do nosso país. Falou também sobre a valorização da cultura brasileira no exterior, e é por isso que é tema do SPFW Verão 2012/2013.
A exposição do projeto "A Gente Transforma Várzea Queimada" fica no Shopping Park Europeu até o dia 18 de outubro. Recomendo a todos pois a temática Brasil, embora ainda engatinhando no mundo fashion e artístico, com certeza será o grande destaque logo. Já posso ver nossos elementos culturais aparecendo em desfiles europeus!
Conheça também o projeto em http://www.rosenbaum.com.br/agentetransforma/

Veja quem apareceu por la!


























Beijos, até a próxima!

Um comentário :

  1. Oi Glau.
    Não conhecia o seu blog... agora vou entrar sempre!!
    Adorei o post, parabéns.
    Também sou colunistas de um site: www.mulheresdeblu.com.br dá uma olhadinha :)
    Mil beijos
    Fran Cardoso

    ResponderExcluir